segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Realidade Digital

É cada vez mais freqüente e menos surpreendente ouvir histórias sobre golpes aplicados na Internet. Pessoas que, sem querer, acabam sendo vítimas dentro de suas próprias casas, em frente ao seu próprio computador. A ingenuidade e falta de conhecimento fazem, a cada dia, mais e mais vítimas no Brasil e no mundo.

A reportagem de capa, veiculada pela Revista Veja, da semana passada, nos mostra, que no Brasil, apesar do número crescente de pessoas com possibilidades financeiras para aquisição de computadores, a inclusão digital ainda não é uma realidade. Segundo a revista, é em função do conhecimento rudimentar sobre computadores, que faz com que os brasileiros sejam as maiores vítimas de golpes relacionados à Internet. Cerca de 63% dos 62 milhões de usuários brasileiros não sabem sequer utilizar ferramentas de busca na Internet. São mais 39 milhões de brasileiros excluídos digitalmente.

A falta de conhecimento produz diariamente inúmeras vítimas, que sequer sabem a que órgão recorrer na hora de reivindicar seus direitos. Além disso, muitas vítimas sequer percebem os golpes até verificarem seus extratos bancários. Mas esse é só um fato que nos leva a pensar sobre a carência educacional que estamos vivendo.

Apesar dos inúmeros programas governamentais que incentivam a aquisição de computadores e alguns outros tantos que incentivam o ensino digital, percebemos que a teoria está muito distante da realidade. Não basta apenas saber como funciona um computador, ou quais são os seus componentes, e conhecer algumas de suas ferramentas, se não entendemos o mecanismo de funcionamento de uma rede onde milhões de pessoas no mundo estão conectadas ao mesmo tempo. É preciso compreender o que é o mundo digital. E para isso, é preciso orientação, só aulas de informática não são suficientes.

O problema da exclusão digital não faz apenas vítimas de golpes pela Internet. Esse é um problema que vem acompanhado de inúmeros outros fatores: sociais, econômicos, políticos e culturais. Num país onde as carências são tantas, chega a ser risível que existam tantos programas de incentivo à compra de computadores pelas classes menos desfavorecidas, uma vez que um computador sem acesso à Internet, atualmente, tem a sua utilidade muito reduzida.

Mesmo com tanto por fazer, somos uma sociedade cada vez mais tecnodependente. Somente aulas informatizadas nas escolas não são suficientes para prover toda a carência que nossos alunos estão submetidos, sem levar em conta todos os jovens e adultos que estão fora da escola. Segundo Sérgio Silveira, estudioso da inclusão digital, todo cidadão ou cidadã deve ter o direito de usar a Web, de acessar informações e serviços governamentais, de se comunicar, armazenar e processar informações rapidamente, independente de sua condição social, capacidade física, visual, auditiva, gênero, idade, religião, raça ou ideologia.

Nesse contexto, a cidade de Blumenau é exemplo de inclusão digital com o programa Entra 21. Esse programa procura formar e capacitar para o mercado de trabalho jovens de baixa renda, entre 16 e 25 anos. Esse programa é inteiramente financiado por entidades internacionais e já beneficiou cerca de 740 jovens na região e esse número deve chegar a 1000 até o final do ano de 2009.

Agora fica o desafio: o que podemos fazer para que este número aumente ainda mais? Como garantir que cada vez mais cidadãos tenham direito à autonomia e a uma vida plena, dentro daquilo idealizamos como uma sociedade justa?


Ana Paula Germano

Graduada em Ciências Biológicas (FURB)

pós graduanda em Educação Sociedade e Cultura (FURB)

Download do artigo: http://rapidshare.com/files/247417841/A_Realidade_Digital.pdf.html?killcode=13286769998693455477

2 comentários:

Apoena Cultural disse...

link correto para download é http://rapidshare.com/files/247417841/A_Realidade_Digital.pdf.html

Clube de Ciências disse...

Pra esclarecer, essa reportagem sai na veja na primeira semana de Maio! Depois que achar a revista eu coloco certinho a data!